Os ambientes integrados oferecem uma abordagem contemporânea para otimizar o uso do espaço disponível. Considerada uma solução para a promoção da amplitude da área disponível, essa é uma maneira de garantir a multifuncionalidade dos cômodos de uma residência.
Por isso, essa tendência arquitetônica aparece como uma abordagem criativa para apartamentos e imóveis compactos. Por isso, a Villare preparou este artigo para apresentar as vantagens deste conceito.
A seguir, você lerá mais sobre:
- O que é um ambiente integrado?
- Quais são as vantagens de ambientes integrados?
- Dicas para decorar ambientes integrados
O que é um ambiente integrado?
Um ambiente integrado consiste na união de dois ou mais áreas em um único espaço. A técnica é aplicada, principalmente, em salas de jantar e de estar, assim como cozinhas.
Considerado uma tendência arquitetônica, esse conceito tornou-se popular por permitir a melhor circulação no imóvel e promover a sensação de amplitude.

Além disso, os ambientes integrados permitem otimizar a área disponível, tornando-se popular em residências, principalmente em apartamentos. Dessa forma, é possível utilizar a região de forma versátil e adaptável às necessidades dos moradores.
Quais são as vantagens de ambientes integrados?
Essa abordagem de design em um imóvel residencial tornou-se uma tendência da arquitetura, sendo uma solução inovadora e funcional. Com menos barreiras físicas, os moradores do imóvel podem aproveitar de vantagens como:
- economia de espaço: maximiza a funcionalidade dos cômodos sem realizar mudanças físicas na propriedade, otimizando o uso do espaço disponível;
- sensação de amplitude: a ausência de paredes e divisórias é uma vantagem, especialmente em apartamentos, por tornar o imóvel mais acolhedor, criando uma atmosfera mais arejada;
- flexibilidade: com menos divisões, os moradores podem adaptar os locais para diferentes necessidades, garantindo a versatilidade para quem deseja decorar e modificar o imóvel de formas variadas;
- valorização do imóvel: com maior funcionalidade e o destaque para o aspecto moderno desta tendência, a propriedade tende a apresentar uma maior valorização no mercado;
- melhor circulação: a integração natural dos cômodos permite a interação dos residentes com diferentes áreas com mais facilidade.
Dicas para decorar ambientes integrados
A decoração é a principal peça para que essa tendência consiga criar lugares funcionais. Nesse cenário, cada elemento decorativo contribui para originar uma atmosfera harmoniosa.
Assim como outras tendências arquitetônicas, como as demi-suítes, há características que podem ser aplicadas para maximizar o potencial desta abordagem de design.
1. Iluminação para ambientes integrados
A iluminação para ambientes integrados deve considerar como os cômodos se relacionam e quais são as suas funções.
É indicado utilizar a iluminação geral, principalmente com luminárias de teto, para criar uma sensação de unidade entre os cômodos. A combinação de diferentes fontes de luz — luminárias de chão, embutidas e suspensas — criam camadas que podem ser ajustadas conforme a ocasião.
Outro recurso a ser utilizado são as zonas de iluminação, criando espaços com iluminação específica para cada objetivo, como lugares para leitura e para descanso.
2. Paleta de cores
A paleta de ambientes integrados deve apresentar coerência e harmonia. As cores escolhidas devem se complementar e criar uma sensação de unidade.
Para isso, utilize tons neutros — bege, branco, cinza e tons terrosos — como base, proporcionando versatilidade para serem combinados com cores vibrantes. Também é possível introduzir uma cor de destaque em uma parede para criar interesse visual.
3. Elementos de transição
Elementos de transição são essenciais para criar coesão visual neste modelo de ambiente. Uma das maneiras mais eficazes de incorporar elementos de continuidade é através do uso de tapetes.
Comuns em salas de jantar e estar, é importante considerar detalhes como tamanho e estilo devem ser utilizados para garantir que eles complementam a decoração escolhida.
Elementos como arcos podem ajudar a definir, visualmente, a transição de cômodos. Além disso, o uso de móveis como poltronas também podem ser dispostos para delinear as diferentes áreas, ajudando a definir visualmente a função de cada uma delas.
Tendências na construção: rooftop
A aplicação de tendências na arquitetura e construção são indicadores para bons investimentos no mercado imobiliário. Imóveis que apresentam características alinhadas com as tendências atuais atraem maior interesse por parte dos compradores e investidores, o que pode resultar em uma valorização significativa.
No blog da Villare Construções, você encontra informações sobre o rooftop, uma das tendências mais significativas no setor atualmente.
