Está em busca de um novo lar ou imóvel para investir? Um dos fatores que influenciam na valorização de uma propriedade é a qualidade e variedade de possibilidades na área de lazer em condomínio.
Esses espaços oferecem o equilíbrio entre conforto e conveniência, transformando a rotina para elevar o padrão de vida dos moradores. Por isso, a Villare Construções preparou este artigo, em que você lerá mais sobre:
O que é considerado área de lazer?
A área de lazer refere-se a locais planejados para o descanso, entretenimento e atividades dos habitantes de um empreendimento imobiliário. As opções de lazer incluem uma variedade de instalações e equipamentos para atender as necessidades de quem vive no condomínio.

As áreas de lazer em condomínio são espaços diversos, planejados para o entretenimento dos moradores.
Cada condomínio possui sua própria estrutura, variando entre as alternativas disponíveis conforme o projeto.
Qual a importância da área de lazer para os moradores?
A área de lazer proporciona bem-estar na rotina dos moradores de um empreendimento. Por estar incluída no complexo habitacional, ela proporciona um local planejado e propício para a interação social.
Entre os benefícios de viver em um condomínio com área de lazer adaptada à sua rotina estão:
- estímulo à atividade física: em geral, instalações esportivas estão presentes na maior parte dos empreendimentos, estimulando a prática de exercícios físicos regularmente;
- melhora na saúde mental e física: acesso a locais projetados para o relaxamento, promovendo o bem-estar;
- incentivo à interação social: estes são lugares em que todos podem se encontrar e interagir, desenvolvendo relações sociais entre si;
- valorização do imóvel: áreas de lazer diferenciadas e bem planejadas são itens que tendem a aumentar a valorização perante o mercado;
- praticidade: redução da necessidade de deslocamento, sendo possível realizar uma variedade de atividades próximas de casa;
- entretenimento: possuem opções recreativas para diversos públicos, garantindo a descontração.
Quais são os itens que compõem uma área de lazer completa?
As áreas de lazer disponíveis variam segundo o tamanho do condomínio, estilo de vida e preferências dos residentes.
Algumas das alternativas de lazer que podem estar presentes são:
1. Academia
Uma academia em condomínio promove benefícios para a saúde física e mental. Sendo usadas exclusivamente por moradores do empreendimento, as instalações contam com aparelhos de musculação.
Esses ambientes incentivam a prática frequente de exercícios físicos, contribuindo para a saúde física e mental dos frequentadores.
2. Piscina
As piscinas são elementos essenciais em uma área de lazer completa. Elas são projetadas para atender às necessidades de todos.
Além de promoverem a prática de natação, também podem adicionar sofisticação aos ambientes, principalmente com locais adicionais, como hidromassagens ou piscinas de borda infinita.
3. Espaço kids
Projetado para a diversão de crianças, o espaço kids é equipado com brinquedos e atividades destinadas para esse público. Considerados locais estimulantes para que as crianças possam brincar e interagir entre si, eles promovem o desenvolvimento social, cognitivo e a imaginação.
4. Coworking
O coworking se tornou uma demanda devido ao aumento de cargos de trabalho flexíveis. Eles são considerados alternativas para aqueles que buscam um local produtivo para trabalhar sem precisar se deslocar para longe do seu lar.
Os coworkings possuem infraestrutura moderna, adequada para que profissionais de diferentes segmentos possam trabalhar. Além disso, este ambiente diminui a necessidade de deslocamento para diferentes locais, sendo mais confortável para trabalho.
5. Quadra poliesportiva
As quadras poliesportivas, sejam de tênis, futebol ou outro esporte, incentivam a prática de exercícios físicos regularmente. Além disso, elas estão disponíveis para a prática de atividades físicas e hobbies, com aulas de esporte e competições.
Com a sua versatilidade, as quadras poliesportivas atendem às diversas preferências e interesses, contribuindo para a integração social e a qualidade de vida.
6. Rooftop
Presente em imóveis de alto padrão, o rooftop está localizado no topo de empreendimentos, garantindo uma vista da cidade. Considerado uma tendência da construção civil, ele pode ser usado em eventos sociais, assim como para o relaxamento.

Considerados sofisticados e exclusivos, os rooftops são características marcantes. Eles podem ser decorados de acordo com as necessidades e estilos de vida e podem incluir áreas de lounge, piscinas e jacuzzis.
7. Mini market
O mini market garante a comodidade de ter acesso a uma variedade de produtos e itens de conveniência a qualquer momento do dia. Dessa forma, os residentes poupam esforço e tempo para se deslocar para supermercados.
Essa facilidade é vista como um atrativo, mantendo a compra de produtos durante a rotina diária mais prático.
Tendências na construção: conheça as demi-suítes
É evidente que as áreas de lazer possuem um papel fundamental no entretenimento dos residentes. Desde a promoção da saúde física e mental ao estímulo da prática de atividades físicas, esses são espaços que devem ser observados antes de adquirir um imóvel para comprar ou investir.
As tendências na construção são aspectos que também influenciam na hora de comprar uma propriedade. Consideradas importantes para a valorização, elas também influenciam no cotidiano de quem mora no imóvel. Uma das tendências modernas são as demi-suítes, cada vez mais comuns em imóveis de alto padrão. Confira o blog da Villare para conhecer mais sobre esse assunto.
