Empreendimentos com características sustentáveis: Tudo o que você precisa saber

Com a intensificação da consciência ambiental, a sustentabilidade tornou-se um item requisitado, principalmente, em imóveis de alto padrão. Neste artigo, você confere quais são os motivos para a procura de empreendimentos que possuem características de arquitetura sustentável e tudo o que precisa saber sobre o assunto.

A seguir, você lerá sobre:

O que é arquitetura sustentável?

Arquitetura sustentável é um estilo que minimiza o uso de recursos na construção e/ou uso de um imóvel. Há características da arquitetura sustentável que podem ser implementadas em empreendimentos para diminuir o impacto dos moradores no meio ambiente, além de morar a sua qualidade de vida.

A sustentabilidade ambiental não pode ser atingida de forma individual e deve ser prioridade em grandes empresas que poluem por plástico e com emissões de gases que prejudicam a atmosfera. 

Porém, há ações que podem ser tomadas dentro do seu lar para diminuir esse problema. 

Características de um empreendimento sustentável

Há empreendimentos que possuem características ligadas à arquitetura sustentável e que fazem a diferença a longo prazo para tornar a convivência com o meio ambiente mais amigável. Além disso, a implementação de projetos pessoais na rotina podem te ajudar a conquistar esse objetivo. 

Por isso, separamos uma lista de características que tornarão os empreendimentos mais sustentáveis para você que deseja ajudar o meio ambiente direto do seu lar.

1. Sistema de reaproveitamento de água

A tendência dos sistemas de reaproveitamento de água virou lei em março de 2023, comprovando a necessidade de evitar o desperdício. Considerando diversos estudos que apontam para a falta de água potável no futuro, há algumas ações para gerar a economia desse recurso.

A principal indicação para tornar um imóvel mais sustentável é a instalação de sistemas de captação e reaproveitamento de água pluvial — água da chuva —, ação que deve beneficiar condomínios residenciais para atividades que beneficiam todos os moradores.

Além de reduzir o desperdício de água, estes sistemas otimizam a economia financeira de quem mora no residencial. A prática garante o retorno da água para irrigação de plantas, limpeza de áreas comuns do condomínio, uso para os sistemas de ar condicionado, entre outras possibilidades em que não é necessário o uso de água potável.

2. Infraestrutura de carregamento para carros elétricos

Com a expansão da presença de carros elétricos no Brasil, uma das características em empreendimentos sustentáveis é a presença de pontos de carregamento. No entanto, no país, atualmente, há apenas 1.300 pontos de recarga de carros elétricos

Os empreendimentos que apostam nesse tipo de recurso resolvem esse problema e incentivam seus moradores a utilizarem esse modelo de veículo. 

Há muitas vantagens em ter um carro elétrico, como:

  • não emissão de gases poluentes;
  • em algumas cidades, há incentivos fiscais para quem compra, como desconto no Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA);
  • energia elétrica, usada para o abastecimento do carro, é mais econômica que a gasolina, diesel e etanol;
  • custo de manutenção e desgaste de peças menor.

3. Otimização do uso de energia elétrica

No Brasil, de acordo com a CNN, cerca de 85% da energia produzida deriva de fontes renováveis, ou seja, aquelas que causam menos impacto ao meio ambiente. No entanto, a otimização do consumo de energia elétrica nos lares brasileiros ainda é um ponto que pode ser melhorado.

Conforme um estudo realizado com dados da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), o Brasil é o segundo país no mundo com o custo mais caro de energia elétrica. Por isso, a otimização do uso de energia elétrica, ainda que realizada por meio de ações simples, pode diminuir consideravelmente os custos de vida dos moradores de um imóvel.

Entre as formas de economizar são:

  • imóveis projetados para receber luz natural, evitando o uso de lâmpadas durante o dia;
  • sistemas de iluminação com sensores de presença;
  • iluminação com luminárias de LED, com vida útil mais prolongada e econômica.

Ações individuais que podem beneficiar o meio ambiente

Além de escolher morar em um empreendimento com sistema de reaproveitamento de água, infraestrutura para carregamento de carros elétricos e otimização do uso de energia elétrica, há algumas ações individuais que podem ajudar a tornar a sua vida mais sustentável.

Confira as dicas a seguir para implementar durante a sua rotina e ajudar o meio ambiente.

  • coleta seletiva e reciclagem: a separação otimiza o tratamento adequado de resíduos e a reciclagem. Separe os itens em orgânicos, secos, recicláveis e úmidos para reaproveitamento dos resíduos que podem ser reciclados;
  • redução do consumo de plástico: ecobags, cosméticos em barra e garrafas reutilizáveis são opções para quem busca reduzir o consumo de plástico durante a rotina, já que o acúmulo desse resíduo é extremamente prejudicial para a natureza;
  • procure meios de transporte sustentáveis: utilizar bicicletas ao visitar lugares próximos de casa melhora a sua saúde e diminuem a emissão de gases de efeito estufa. Também vale a pena investir em um carro elétrico ou híbrido para evitar o consumo de combustíveis fósseis.

Conheça o blog da Villare

E então, gostou das dicas? Continue acompanhando os conteúdos do blog da Villare Construções para conhecer as principais novidades em decoração, indicações para viver bem e tudo sobre o mercado imobiliário.