Brise móvel: conheça essa tendência para agregar seu ambiente

Uma maneira de criar uma fachada de imóvel atraente e única é com o uso do brise. Esse elemento consegue transformar empreendimentos, além de trazer muitas vantagens para o seu dia a dia. Um modelo muito utilizado desse dispositivo é o brise móvel, uma tendência arquitetônica que você precisa conhecer antes de escolher um novo lar para morar.

A seguir você lerá sobre:

O que é brise?

O brise é um elemento arquitetônico utilizado, em geral, na fachada de empreendimentos, formado por lâminas ou materiais vazados. Com o uso desse material, é possível regular a incidência da iluminação natural e ventilação no imóvel. 

Além de possuir uma função prática, o brise também é usado para a criação de uma estética única e moderna para o empreendimento. Já os modelos de brise móvel permitem que o morador do imóvel regule a abertura das lâminas.

Essa mobilidade permite que o morador defina qual a quantidade de ventilação e iluminação entre no imóvel, trazendo mais praticidade para o dia a dia.

Qual a função de um brise?

O brise é usado para gerar mais conforto térmico em residências, já que é possível controlar a quantidade de luz solar e a ventilação dos ambientes.  

Além disso, o brise pode ser usado em partes do telhado para direcionamento da água pluvial — água da chuva —, como uma maneira de evitar que um grande fluxo de água caia diretamente no chão. 

Quais são os materiais para brise?

O brise pode ser feito de diversos materiais, como:

  • madeira;
  • alumínio;
  • aluzinco;
  • vidro;
  • concreto.

Para escolher o material, é preciso avaliar qual a necessidade dos moradores e a estética que deseja ser implementada na fachada do imóvel. 

Quais os tipos de brise?

O brise pode ser fixo ou móvel, além de ser fabricado com diferentes materiais, cores e modelagens. As lâminas podem ser lisas, curvadas ou perfuradas, podendo ser personalizadas, além da aplicação vertical ou horizontal.

Como funciona o brise móvel?

Para a instalação de um brise móvel, é preciso optar por materiais que permitam essa modelagem, como alumínio ou aluzinco. Para mover as lâminas, o morador do imóvel pode utilizar um controle remoto, caso seja instalado, ou manualmente, com uma alavanca ou corda.

Vantagens e desvantagens do brise

O brise é um elemento que transforma a fachada e o interior de um imóvel. Com tantas variedades de materiais, cores, modelos e montagem, é fácil encontrar uma opção que se encaixe perfeitamente com o seu lar. 

A seguir, listamos as vantagens e desvantagens de usar essa estética arquitetônica em um imóvel.

Vantagens do brise

  • conforto térmico;
  • controle da iluminação e ventilação dos ambientes;
  • facilidade para limpeza;
  • versatilidade;
  • durabilidade;
  • estética atraente.

Desvantagens do brise

  • custo relativamente alto para instalação;
  • necessidade de manutenção.

Transforme o seu lar: confira dicas de decoração atemporal

Quer transformar o seu lar em um espaço aconchegante e moderno? Então, há dicas de decoração que transmitem sofisticação e auxiliam a criar belos ambientes. No blog da Villare Construções, você confere dicas de decoração de apartamento de alto padrão para criar um lar totalmente único e deixar os ambientes mais funcionais.