O estilo moderno de decoração é utilizado para a criação de espaços funcionais, com foco em uma abordagem que combina formas geométricas, paleta de cores neutra e simplicidade.
Por ser um dos estilos de decoração mais conhecido, o estilo moderno se destaca na criação de um projeto de design de interiores. Entenda como aplicar esse estilo no seu lar ao ler sobre:
O que é o estilo moderno de decoração?
O estilo moderno de decoração é uma alternativa que se originou no século XX, através do movimento modernista. Ao se desenvolver além da arte, o movimento criou tendências em arquitetura e design de interiores com as características do estilo.
Considerado um dos principais estilos de decoração, o estilo moderno é caracterizado pelo minimalismo, em contraponto a decoração ornamentada do século XIX, prezando pela leveza, amplitude e a sensação de fluidez dos espaços.
Quais características estão presentes no estilo moderno de decoração?
As características do estilo moderno criam espaços funcionais, com uma estética contemporânea, direcionando a atenção apenas para elementos-chave do ambiente.
Entre as principais características desse estilo estão:
Influência do minimalismo
O minimalismo exerce influência na decoração do estilo moderno. A busca por simplicidade, característica predominante do minimalismo, se alinha às necessidades do estilo moderno.
A ênfase no uso de linhas retas e a simplicidade dos espaços auxiliam com a criação de ambientes limpos e organizados, com foco na funcionalidade.
Uso de materiais contemporâneos
Os materiais contemporâneos também são utilizados no estilo moderno por conta das suas qualidades práticas. O uso de materiais como vidro, aço e concreto são destaques por oferecerem flexibilidade em aplicações.
A durabilidade e facilidade de manutenção também estão alinhados à necessidade da aplicação da funcionalidade nos ambientes.
Aplicação de tons neutros e marcantes
A paleta de cores do estilo moderno na decoração é constituída por tons neutros, com a aplicação de cores marcantes em objetos ou móveis. As cores predominantes utilizadas nesse estilo são tons neutros, como branco, cinza, preto, marrom e bege.
No entanto, elas podem ser acentuadas por tons vivos, como vermelhos, azuis, amarelos ou verdes, criando contraste visual entre os elementos dos cômodos.
Espaços arejados
A criação de espaços arejados é uma das prioridades do estilo moderno. O planejamento desses cômodos é feito com a intenção de transmitir a sensação de liberdade e expansão.
É essencial garantir a circulação e amplitude dos ambientes, aproveitando a luz natural para proporcionar uma atmosfera agradável e arejada. Além disso, o uso de móveis funcionais é essencial, assim como a disposição de elementos para garantir a amplitude dos ambientes.
Móveis e objetos funcionais
O uso de móveis e objetos decorativos deve ser projetado com foco em funcionalidade. A aplicação do design inteligente dos móveis e objetos deve transmitir praticidade para o espaço, alinhando funcionalidade ao estilo.
Vasos e esculturas podem ser utilizados como objetos decorativos, caso sejam posicionados estrategicamente para não sobrecarregar visualmente os espaços.
Ênfase na geometria
A ênfase em geometria, como o uso de objetos e móveis com linhas retas, curvas suaves e ângulos precisos, preservam as características do modernismo. Além de ser utilizada como um elemento decorativo e estilístico, a ênfase na geometria também auxilia com a criação de espaços funcionais.
A aplicação pode ser feita na mobília, como mesas, cadeiras e mesas de centro, assim como em objetos decorativos, como luminárias e vasos.
Tendência: confira o guia completo sobre varandas verdes
As varandas verdes são consideradas uma tendência em imóveis de alto padrão. Consideradas a solução ideal para quem deseja ter a natureza perto de casa, as varandas verdes também são uma maneira de decorar o imóvel. Por isso, no blog da Villare, preparamos um artigo sobre essa tendência e como ela pode transformar o seu lar.
