A iluminação residencial tem um papel fundamental para a criação de ambientes aconchegantes e funcionais. Além de garantir a realização de atividades do cotidiano, um sistema de iluminação eficiente pode influenciar no bem-estar dos moradores do imóvel.
Para garantir a eficiência deste projeto, é necessário equilibrar funcionalidade e estética, transformando cada cômodo em um espaço confortável para convívio.
Por isso, neste artigo, a Villare apresenta
- Como fazer um projeto de iluminação residencial?
- Como automatizar a iluminação residencial?
Como fazer um projeto de iluminação residencial?
Um projeto de iluminação atua como um guia para criar espaços funcionais e esteticamente agradáveis. Tanto a iluminação natural quanto a artificial deve ser explorada da forma correta para alcançar os efeitos desejados. Dessa forma, é possível modificar um imóvel sem precisar mexer em sua estrutura.

Além disso, esse projeto deve ser planejado considerando diversos fatores, como o uso do espaço, as preferências estéticas dos moradores e o conforto visual.
Isso envolve a seleção adequada de dispositivos, cores de luz, controle e posicionamento das luminárias.
Temperatura de cor: como escolher?
Saber explorar cada ambiente é fundamental na hora de escolher as lâmpadas que serão utilizadas, além da diferença entre os tipos de luzes. As lâmpadas com luz branca possuem efeito estimulante, sendo ideais para áreas de trabalho, cozinhas e banheiros.
Já as luzes amarelas são indicadas para cômodos mais intimistas e sociais, trazendo uma sensação mais intimista e confortável como demandam os quartos, sala de estar e de TV.
Quais são os 3 tipos de iluminação?
Os três principais tipos de iluminação são:
- iluminação geral: fornece uma fonte de luz geral, iluminando uniformemente toda a área, indicada, principalmente, para ambientes integrados. Pode ser obtida com luminárias de teto, embutidas e de parede;
- iluminação de tarefa: projetada para realizar uma tarefa específica, como ler ou cozinhar. Essa é mais direcionada do que a iluminação geral e pode ser obtida com luminárias de mesa e de parede;
- iluminação de destaque: destaca elementos específicos, como esculturas ou objetos decorativos. É mais brilhante do que a geral para chamar a atenção para o objeto em destaque e pode ser criada com spots e luminárias direcionáveis.
Os três tipos principais desempenham papéis complementares. Por isso, relacionar as diferentes opções em um mesmo cômodo é fundamental para criar espaços que atendam às necessidades dos moradores e que sejam visualmente agradáveis.
Como iluminar a casa com luz natural?
A iluminação natural deve ser aproveitada para promover o bem-estar dos moradores. Para aproveitar ao máximo a luz do sol, mantenha janelas desobstruídas para permitir que a claridade natural entre livremente.
Selecione cores claras e espelhos para as paredes para transmitir a luz natural com mais facilidade. Além disso, como parte da decoração, opte por cortinas ou persianas leves, que permitem que a luz entre com facilidade.
Como automatizar a iluminação residencial?
Para automatizar a iluminação residencial, é preciso definir as melhorias funcionais que podem ser aplicadas e adquirir dispositivos que podem automatizar ações do cotidiano.
O indicado é adquirir assistentes virtuais — Amazon Alexa e Google Assistant— para executar ações como ativar luminárias ou diminuir a intensidade. Além disso, lâmpadas smart são necessárias para serem integradas.
Os sistemas de automação oferecem uma maneira eficiente de controlar a luminosidade em um imóvel. Por isso, um projeto de casa inteligente considera a integração de funções para personalizar e ajustar a iluminação conforme as necessidades dos moradores.
Brise móvel: conheça a tendência que agrega na iluminação residencial
Além de ser utilizado como um elemento arquitetônico elegante, o brise móvel é utilizado para regular a incidência solar em um imóvel. A mobilidade deste sistema gera mais conforto para os moradores do imóvel, oferecendo conforto térmico e luminosidade.
No blog da Villare, você pode conhecer quais são as vantagens dessa estrutura e todas as suas funcionalidades.
