Conheça a importância do paisagismo e seus benefícios

Encontrar o equilíbrio entre sustentabilidade, bem-estar e qualidade de vida é um dos objetivos de grande parte dos projetos de paisagismo. A importância do paisagismo, em destaque para empreendimentos imobiliários, está relacionada a criação de ambientes harmoniosos, que conseguem relacionar os moradores com a natureza presente nestes espaços. 

O paisagismo sustentável tornou-se essencial para aprimorar a qualidade de vida ao oferecer o equilibrio entre homem e natureza em empreendimentos. Assim, é possível aproveitar espaços multifuncionais, confortáveis e elegantes próximos do seu lar.

Por isso, criamos um artigo para que você possa conhecer mais sobre o paisagismo e conhecer os benefícios de morar em um empreendimento que possui um espaço como esse.

A seguir, você lerá sobre:

O que é paisagismo?

O paisagismo é uma técnica para planejar e criar espaços externos, como jardins, parques e praças, ou internos, com jardins em áreas comuns do imóvel, nas sacadas e terraços, com objetivo de criar uma relação dos moradores de um empreendimento com a natureza.

Usado para criar harmonia entre os elementos naturais — árvores, plantas, pequenos lagos — e artificiais — fontes, espaços de convivência e mobília —, o paisagismo é essencial para tornar qualquer local mais agradável e confortável.

Nos empreendimentos imobiliários, o paisagismo auxilia na transformação de uma área comum em um local que preserve o bem-estar dos moradores. 

Na área da piscina do empreendimento Soul, da Villare Construções, árvores, plantas e jardins são incorporados naturalmente ao ambiente, criando um espaço único, confortável e elegante. Projeto realizado pela Cardim Paisagismo.
Na área da piscina do empreendimento Soul, da Villare Construções, árvores, plantas e jardins são incorporados naturalmente ao ambiente, criando um espaço único, confortável e elegante. Projeto realizado pela Cardim Paisagismo

Paisagismo sustentável

Aplicar a sustentabilidade ao paisagismo é fundamental para a preservação da biodiversidade local em grandes centros urbanos. Diferentemente do paisagismo convencional, em que são usadas espécies de fauna que não são nativas do bioma original, essa abordagem tem como objetivo criar espaços ecologicamente equilibrados com a região em que está sendo aplicado. 

Para isso, é feito o uso exclusivo da vegetação nativa na região em que está localizado o empreendimento. Dessa forma, o paisagismo torna-se responsável pela conservação da área verde, auxiliando na regeneração da fauna originária. 

O paisagismo sustentável também promove o desenvolvimento de um espaço onde há harmonia entre as espécies da flora nativa, que estavam no local anterior à construção, e os elementos externos, necessários para garantir o bem-estar dos moradores.

Com a preservação de plantas e árvores da região, é possível observar a melhoria da qualidade do ar. Além disso, uma área externa onde foi criado um projeto paisagístico também apresenta economia de energia, já que a incidência solar diminui o uso de luz artificial. 

Ao viver em um empreendimento em que foi realizado um projeto de paisagismo de qualidade, os moradores tornam-se parte de um processo de preservação da biodiversidade local, tendo acesso exclusivo a um espaço sustentável e que promove bem-estar.

O que um paisagista faz?

Paisagista é uma pessoa que atua na área de paisagismo, responsável pela criação e desenvolvimento do projeto. Entre as funções de uma pessoa que atua no paisagismo estão:

  • criação do design e layout do espaço;
  • seleção das plantas que vão compor o ambiente;
  • definição da iluminação;
  • coordenação de prazos de entrega;
  • colaboração com outros profissionais para execução do projeto.

Não há uma formação acadêmica específica para tornar-se um paisagista. No entanto, um profissional que deseja atuar em paisagismo deve obter uma formação multidisciplinar, com conhecimentos nas áreas de arquitetura, design, engenharia ambiental, botânica, meio ambiente, agronomia e artes plásticas para conseguir atuar com capacitada em todas as etapas de um projeto de paisagismo.

Qual a importância do paisagismo?

O paisagismo é essencial para a criação de um ambiente externo agradável e que apresenta harmonia entre todos os elementos. Essa técnica é essencial para que todos os moradores tenham acesso a um espaço planejado para o convívio social e a conexão com a natureza. 

Um projeto de paisagismo realizado por especialistas neste segmento deve auxiliar na preservação da área verde, além de criar um espaço onde é possível relaxar e melhorar o bem-estar.

No hall social do empreendimento Soul, da Villare Construções, há uma parede coberta com plantas de vegetação nativa, como uma forma de realizar a integração dos moradores com a natureza. Projeto realizado pela Cardim Paisagismo.

Qual é a diferença entre paisagismo e jardinagem?

A jardinagem envolve a manipulação e cultivo de plantas. O profissional que trabalha com jardinagem é responsável por preparar o solo, realizar o controle de pragas e a manutenção das plantas da área externa. 

Já o paisagismo envolve a criação de um projeto único e específico para a área externa, com a definição de um layout que deve criar harmonia entre todos os elementos do ambiente. 

Quais são os benefícios do paisagismo?

Entre os benefícios do paisagismo estão: 

  • sustentabilidade: preservação da biodiversidade local e promoção da harmonia entre os elementos naturais e do empreendimento;
  • melhoria da qualidade de vida: criação de um espaço natural em que os moradores possam ter uma conexão com a natureza e aproveitar o ar livre;
  • valorização da área externa: com a plantação de árvores e plantas, o ambiente externo torna-se mais esteticamente agradável;
  • melhoria do ambiente: formação de um ambiente esteticamente agradável e atraente.

Na área da piscina do empreendimento Unique, da Villare Construções, com a preservação de uma árvore nativa de região, como parte do projeto de paisagismo implantado.

Conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre a importância do paisagismo? Como vimos no artigo, além de promover o bem-estar dos moradores, esse espaço é um elemento importante para garantir a biodiversidade em grandes centros urbanos.

No blog da Villare, você pode conferir mais informações sobre a arquitetura sustentável e como a construção de empreendimentos com características sustentáveis podem minimizar os impactos das construções no meio ambiente.