Para entender o que é apartamento studio, é essencial explorar os elementos que tornam esse tipo de imóvel uma escolha popular entre investidores e pessoas de alto padrão.
Esse modelo tornou-se tendência no mercado imobiliário, caracterizado por sua eficiência no uso do espaço disponível e por conta do seu design contemporâneo. Nesse artigo, a Villare apresenta as principais informações para que você possa entender mais sobre o tema.
A seguir, você encontrará:
- O que é um apartamento studio?
- Características dos studios
- Por que comprar um apartamento studio?
- Qual a melhor construtora para comprar apartamento?
O que é um apartamento studio?
Um apartamento studio é uma edificação residencial que possui uma planta aberta. Nesse modelo de residência, há a integração dos ambientes comuns em um único espaço — sala de estar e de jantar, assim como a cozinha —, com quartos e banheiros em uma área privativa.
Esse conceito é especialmente atraente por proporcionar a sensação de amplitude e versatilidade. Além disso, um studio — também chamado de estúdio — é uma configuração moderna de um imóvel. Eles também estão, frequentemente, localizados em bairros nobres da cidade.
Qual a diferença de studio e apartamento?
As principais diferenças entre um studio e um apartamento estão relacionadas ao layout e disposição de áreas. Eles possuem uma planta em que as áreas comuns são compartilhadas, associadas a um estilo urbano e moderno.
Em propriedades convencionais, há a divisão clara e cômodos distintos, como sala de estar, cozinha e escritório. Essas áreas permitem mais privacidade e uma configuração mais tradicional.
Além disso, uma das principais características dos studios é que eles possuem, em geral, metragens menores que os apartamentos convencionais.
Qual a diferença de loft e studio?
Um loft e um studios apresentam diferenças, principalmente, em relação ao estilo arquitetônico e metragem. Um loft é um modelo de propriedade definido por uma planta maior e um estilo industrial, típico da conversão de edifícios comerciais em áreas residenciais.
Já os studios são comuns em edifícios residenciais modernos, idealizados para oferecer funcionalidade e versatilidade em plantas menores do que imóveis convencionais e lofts.
Ambos estilos têm plantas abertas. Já os lofts, em geral, têm estruturas expostas — vigas de metal e tijolos —, assim como amplas janelas.
Características dos studios
Particularmente atraentes para jovens casais e pessoas solteiras, os studios possuem elementos marcantes. Entre as principais características desse modelo de imóvel estão:
- metragem menor, cerca de 40 a 50 metros quadrados;
- ambientes integrados, sem divisórias;
- design contemporâneo e funcional;
- espaço disponível otimizado.
Por que comprar um apartamento studio?
Os studios são opções inteligentes e práticas para aqueles que desejam investir no mercado imobiliário. Devido às mudanças no estilo de vida e no comportamento do consumidor brasileiro, há a procura por unidades habitacionais mais compactas, com alta margem de valorização e que apresentam boas condições para morar em regiões urbanizadas.
Investir nesse modelo apresenta benefícios como:
- valorização imobiliária da região, localizados em áreas centrais,
- disponibilidade de uma área de lazer em condomínio que contempla as necessidades dos moradores, como academia, lavanderia e outros;
- alto potencial de valorização devido à demanda por moradias em centros urbanos;
- localização bem situada na cidade, apresentando fácil acesso a centros comerciais, comércios e serviços.
Qual a melhor construtora para comprar apartamento?
Um apartamento studio são propriedades vantajosas e estratégias para diversificar a carteira de investimentos. Projetados para maximizar o espaço disponível e com design contemporâneo, eles são ideais para a valorização a longo prazo.
Porém, encontrar o investimento adequado pode levar tempo, exigindo atenção em aspectos relacionados à construtora responsável pelo projeto. Por isso, no blog da Villare, você pode conhecer como encontrar a melhor empresa parceira para começar a investir no mercado imobiliário.
