Conheça as tendências em paisagismo sustentável

O paisagismo sustentável é uma das principais práticas utilizadas em empreendimentos imobiliários para criar espaços de preservação do meio ambiente. Utilizado, principalmente, em imóveis de alto padrão, esses espaços são usados para preservar a fauna local e incentivar a conscientização dos moradores. 

Por ser uma prática em constante desenvolvimento, é possível notar tendências que influenciam como esses espaços são desenvolvidos. 

A seguir, separamos as principais novidades sobre este setor.

Neste artigo, você encontrará:

O que é paisagismo sustentável?

O paisagismo sustentável é a preservação de espécies de plantas nativas do bioma da região em projetos arquitetônicos. Além disso, a importância do paisagismo está relacionada à criação de espaços em que há a integração entre a natureza e elementos artificiais, como espaços de convivência.

Assim, o paisagismo sustentável apresenta um papel importante para a preservação da fauna nativa da região. Com essa técnica, construtoras imobiliárias têm a oportunidade de promover a biodiversidade local em seus projetos. 



Tendências de paisagismo sustentável, como a presença da fauna nativa e varandas verdes, incorporados no projeto do empreendimento Soul, da Villare Construções.

Qual a relação do paisagismo com a sustentabilidade?

O paisagismo está relacionado à sustentabilidade através da inclusão e preservação de fauna nativa, criando espaços ecologicamente funcionais. Os objetivos de um projeto de paisagismo sustentável estão relacionados à preservação da biodiversidade e a criação de espaços que promovam a qualidade de vida.

Para que um projeto de paisagismo seja considerado sustentável, a construtora e profissionais responsáveis pelo projeto devem utilizar plantas nativas e preservar a área verde presente.

Dessa forma, é possível preservar parte ecossistema local e garantir que as plantas usadas são adequadas para a região em que estarão.

O paisagismo sustentável também é utilizado para que os moradores possuam contato com um espaço que apresenta harmonia com a natureza. Áreas verdes próximas de casa são ideais para momentos de lazer, proporcionando bem-estar.

Tendências em paisagismo sustentável para conhecer

A presença do paisagismo sustentável aparece em crescimento em projetos de arquitetura. Por isso, variadas tendências estão se desenvolvendo, focadas em promover a inclusão da natureza em empreendimentos imobiliários.

As principais tendências em paisagismo sustentável são: 

1. Paisagismo como aliado da fauna local

Jardins, varandas e plantas em áreas comuns do empreendimento podem se tornar um espaço para que a fauna local consiga prosperar. Para que isso aconteça, é preciso que esses espaços disponibilizem recursos como água, além de fontes de néctar e pólen.

Com inclusão de plantas como girassóis, lavanda, manjericão, petúnias e hibiscos, o espaço deve atrair animais polinizadores, como abelhas, borboletas e beija-flores. Esses animais auxiliam com a distribuição da flora, auxiliando com a prosperidade do ecossistema local.

2. Jardins verticais

Os jardins verticais são aliados no momento de garantir a presença de uma variedade de plantas no imóvel, principalmente em espaços menores, como varandas.

Os jardins verticais consistem na inclusão de estruturas para o cultivo de plantas. Essa técnica de jardinagem otimiza o espaço disponível, já que os vasos de plantas não ficam no chão. 

Além de incluir plantas no imóvel, os jardins verticais também são apreciados por conta do seu valor estético ao serem incluídos em paredes anteriormente vazias.

3. Foco em jardins imersivos

A tendência de jardins imersivos consiste na criação de espaços naturais, preservando elementos naturais. Os objetos e móveis não devem predominar o espaço disponível e cores neutras devem ser a prioridade para criar um ambiente imersivo.

O objetivo dessa tendência é preservar a estética original do espaço, fazendo o uso de plantas da fauna local para criar um espaço imersivo e natural.

4. Varandas verdes

A tendência das varandas verdes considera a inclusão de plantas nesta área do imóvel. Considerada uma das principais soluções para aproximar os moradores do imóvel da natureza, as varandas verdes acrescentam um aspecto especial à fachada de um empreendimento.

Para que esteja alinhada aos princípios do paisagismo sustentável, a criação de uma varanda verde deve ser realizada utilizando plantas que se adaptam ao ambiente e que são, de preferência, nativas da região.

Entenda o que é uma construção sustentável

Construções sustentáveis são empreendimentos ideais para investidores que desejam imóveis com alto potencial de valorização e que consideram, durante o seu desenvolvimento, soluções sustentáveis.

No blog da Villare Construções, você conhece quais são o que é uma construção sustentável e quais são as vantagens de investir neste modelo de empreendimento.