Como fazer um projeto de casa inteligente?

Um projeto de casa inteligente tem o objetivo de tornar a vivência em um imóvel mais confortável para todos os moradores. Ao oferecer praticidade para a realização de tarefas de rotina, a automação residencial transforma um imóvel em um espaço moderno e eficiente. 

Atualmente, há empreendimentos que oferecem disponibilidade para a realização de automação residencial. Se você tem interesse em como fazer um projeto de casa inteligente, é preciso conhecer mais sobre o assunto antes de começar.

A seguir, você lerá sobre:

O que é um projeto de automação residencial? 

Um projeto de automação residencial consiste na integração de tecnologia ao imóvel para facilitar a prática de diversas atividades. A criação de um projeto de casa inteligente permite que um imóvel se torne mais funcional ao otimizar o conforto dos moradores. 

A automação do imóvel pode ser realizada para programar funções relacionadas a iluminação, segurança, assim como programação de cenários desejados.

Um painel de controle integra as funções de automação disponíveis de uma casa inteligente, oferecendo praticidade para os moradores do imóvel.

Para que serve a automação residencial?

A automação residencial é um projeto criado que oferece diversos benefícios para o cotidiano dos moradores de um imóvel. Confira a seguir algumas vantagens de ter uma casa inteligente.

Praticidade e personalização do imóvel

A inclusão de aparelhos eletrônicos e dispositivos gera praticidade para o dia a dia. Com a integração de aparelhos e dispositivos em um imóvel, é possível programar ações que facilitam a prática de atividades diárias. A automação também permite a criação de cenários personalizados para diferentes ocasiões, permitindo que os moradores criem momentos ideias, de acordo com o seu estilo de vida.

Apoio à acessibilidade

A automação residencial desempenha um papel fundamental na promoção da acessibilidade. Por meio de comandos por voz, controles simplificados e sensores de movimento, pessoas com deficiência e idosos podem facilmente controlar iluminação, temperatura e acessar espaços. 

Essa tecnologia facilita a realização de tarefas domésticas e diárias que poderiam apresentar obstáculos para serem realizadas, contribuindo para o bem-estar diário.

Valorização do imóvel através da automação 

A pessoa proprietária de um imóvel em que foram implementados projetos de automação pode observar este como um diferencial no momento da venda da propriedade. Imóveis em que sistemas de automação foram implementados podem apresentar um valor maior de mercado ao possuírem funções que melhoram a qualidade de vida dos moradores.

Contribuição ambiental

A eficiência energética também é um dos fatores para a implementação de sistemas de automação residencial. A criação de eventos através dos dispositivos permite que os moradores de um imóvel possam otimizar o uso de eletricidade, além da redução do consumo stand-by.

A redução do impacto ambiental, com o uso consciente de aparelhos eletrônicos e energia, faz com que os moradores tenham uma vivência que provoca menos impactos no meio ambiente.

Como fazer um projeto de casa inteligente?

O projeto de casa inteligente deve iniciar com a definição dos objetivos ao realizar a automação residencial. A criação de uma lista com as principais melhorias funcionais e obstáculos do cotidiano auxilia para que a busca de aparelhos e dispositivos seja o mais edificado possível.

Em seguida, é necessário procurar os dispositivos para realizar a automação residencial. Entre os mais comuns estão:

  • assistentes virtuais, como Amazon Alexa e Google Assistant;
  • lâmpadas smart;
  • interruptor inteligente;
  • ar condicionado com sistema smart;
  • fechaduras inteligentes;
  • sensores de movimento;
  • câmeras de segurança;
  • termostatos inteligentes;
  • tomadas inteligentes.

Para realizar um projeto de casa inteligente, é preciso implementar dispositivos para realizar a automação residencial.

Como funciona a integração dos dispositivos em uma casa inteligente?

A integração de dispositivos em uma casa inteligente funciona através da conexão dos aparelhos em uma mesma rede. A automação dos aparelhos no imóvel pode ser realizada através de painéis de controle, smartphones ou assistentes virtuais por um sistema integrado.

Após realizar a instalação dos dispositivos, é preciso realizar a veiculação ao sistema através do Wi-Fi ou bluetooth. Após a integração de todos os aparelhos na mesma rede, os moradores podem criar automações de atividades de rotina permitidas nos aparelhos disponíveis.

Exemplos de automação residencial

A automação residencial pode ser realizada para proporcionar uma rotina equilibrada em todos os ambientes de um imóvel. Alguns exemplos de automação residencial são:

  • segurança: monitoramento de câmeras de segurança a distância, controle de fechaduras eletrônicas, alerta da abertura de portas, janelas e portões, e sensores de movimento;
  • climatização: controle da temperatura dos ambientes de acordo com predefinições;
  • eletrodomésticos: automatização de tarefas com eletrodomésticos como máquinas de lavar, cafeteiras, televisões, entre outros;
  • iluminação: automação da abertura de persianas e programação de lâmpadas smart para ligar e desligar em horários definidos.

Tendências na construção que transformam o seu lar

Um projeto de casa inteligente é uma das tendências na construção de empreendimentos atualmente. O setor de construção apresenta novidades que transformam a vida dos moradores e oferecem conforto e praticidade para a rotina.

No blog da Villare, construtora de empreendimentos imobiliários em Sorriso, Mato Grosso do Sul, você confere mais tendências arquitetônicas que você deve prestar atenção ao escolher um novo lar.