Varandas verdes: o guia completo sobre essa tendência

Varandas verdes são uma das novas tendências da construção, consideradas a solução ideal para quem deseja ter um pouco de natureza em casa. Ao promover uma vivência mais próxima ao meio ambiente, essa tendência melhora o bem-estar e qualidade de vida dos moradores de um empreendimento.

A seguir, você lerá sobre varandas verdes e como criar a sua. Os temas deste artigo são:

Varandas verdes: tendência que transforma o ambiente

A tendência das varandas verdes consiste na modificação desses espaços, para que fiquem repletos de plantas e flores. Ao manter a natureza dentro de apartamentos, há melhoria do bem-estar e qualidade de vida dos moradores. 

As tendências de decoração sustentável conquistaram aqueles que buscam viver em um imóvel eco-friendly — ecológico, em português. Ao prezar pelo conforto associado a ações que não prejudicam o meio ambiente, quem utiliza dessa prática pode ter um estilo de vida mais sustentável e consciente.

5 indicações para criar uma varanda verde

Para criar uma varanda verde e trazer a natureza para dentro do seu lar, há técnicas e móveis adequados para compor o ambiente.

A seguir, estão algumas indicações de como você pode criar uma varanda verde.


Varandas verdes promovem união harmoniosa de funcionalidade e natureza.

1. Identifique o espaço útil

Para começar o projeto, identifique o espaço útil na varanda que pode ser utilizado. Em geral, esses ambientes não costumam ser tão espaçosos. Por isso, planejar onde serão colocados os vasos de plantas, equipamentos e móveis é uma maneira de garantir um ambiente harmonioso e bem decorado.

Antes de selecionar as plantas e móveis, meça o espaço para entender quais são as dimensões da varanda. Para otimizar o lugar disponível, aproveite as paredes e crie um projeto verticalizado. Vasos suspensos, prateleiras e suportes são maneiras de cultivar plantas e transformar a varanda.

2. Selecione as plantas certas

Para selecionar as plantas corretas, considere o clima da região, tempo a ser dedicado ao cuidado e condições de luz do espaço. Há plantas que são mais resistentes ao calor e há outras que preferem climas frios. 

Pesquise por plantas nativas da sua região para que a sua varanda consiga prosperar. Algumas das principais opções de plantas e flores são:

  • resistentes ao sol e calor: cactos, iúca, gerânio, agave, espada-de-são-jorge e crisântemo;
  • para climas frios: alecrim, azaleia, hibisco, orquídeas, cravos e lírio do vale.

Além disso, considere as condições de luz que a varanda recebe durante o dia. Há plantas e flores que preferem receber luz solar direta, enquanto outras preferem sombra. Uma das maneiras de controlar a incidência solar é com a instalação de um brise móvel, uma tendência da construção que auxilia no controle da iluminação natural e ventilação no imóvel.

3. Crie um jardim suspenso

Um jardim suspenso é uma solução utilizada em diversos contextos, mas muito comum em varandas pequenas. Com um jardim suspenso é possível cultivar diversas espécies de plantas, com um projeto verticalizado.

As plantas que podem ser usadas são plantas verticais e pendentes. Algumas das principais opções são:

  • suculentas, hera, petúnia, manjericão, hortelã, alecrim, lavanda e amor-perfeito.

Como fazer um jardim suspenso?

As estruturas usadas para criar um jardim suspenso são prateleiras ou nichos de parede. Outras opções mais comuns são painéis de treliça e sistema de grade, permitindo a instalação de vasos no móvel.

Escolha vasos e recipientes leves, de fibra de coco, terracota, cerâmica, e bambu, para garantir que eles não caiam do suporte e reduzam o seu uso de materiais não sustentáveis. Além de serem utilizados de acordo com a sua funcionalidade, os vasos de plantas também são boas opções para decorar o espaço.

4. Encontre os móveis e objetos adequados

Os móveis escolhidos para a varanda devem considerar o material, funcionalidade e espaço. Materiais como alumínio, madeira tratada ou aço inoxidável são recomendados, pois resistem à exposição à chuva e ao sol.

Para criar um ambiente eco-friendly, use móveis com madeira certificada ou materiais recicláveis. Além disso, tenha preferência por empresas que usam processos de fabricação sustentáveis ou possuam certificações na área.

A funcionalidade do mobiliário também deve ser considerada, pois boa parte do espaço será usado para os vasos de plantas e flores. Certifique-se que há espaço para circulação no ambiente para regagem e para garantir o bem-estar.

Por fim, use objetos como almofadas para criar um espaço confortável e atrativo para momentos diversos. Uma indicação é usar tons neutros ou naturais, como bege, verde ou marrom, para harmonizar com as plantas.

5. Considere fazer uma área gourmet com jardim

Uma área gourmet é uma usada para experiências culinárias e de lazer. Em apartamentos, esse espaço pode ser integrado com varandas verdes, para unir funcionalidade com a beleza da natureza.

O planejamento para criar uma área gourmet com jardim é essencial. A varanda precisa ser espaçosa o suficiente para que as plantas não sejam afetadas pelo calor do fogão ou churrasqueira. 

Após definir os elementos estruturais — bancadas, mesas, churrasqueira, fogão e grill —, selecione elementos naturais para montar o jardim. A junção de elementos naturais deve criar um ambiente singular e acolhedor.

Conheça a importância do paisagismo e seus benefícios

A importância do paisagismo está relacionada à integração entre sustentabilidade e qualidade de vida em empreendimentos imobiliários. Para pessoas que procuram viver em um apartamento, sem perder o contato com a natureza, essa é uma das principais soluções. No blog da Villare, você pode conhecer os benefícios de morar em um empreendimento que possui um espaço como esse.